quinta-feira, 4 de julho de 2013

INFORMATIVO AFAUNB

Julho/2013

INFORMATIVO AFAUNB
 APROVADOS NA UNB 2013- ESTUDANTES MENORES DE 18 ANOS- CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO URGENTE-

                        A AFAUNB é uma Associação composta por alunos aprovados no vestibular da UnB (menores de 18 anos que cursavam o Ensino Médio), pais e demais interessados e tem como principal objetivo a defesa desses jovens junto ao Ministério Público do Distrito Federal, Conselho de Educação do Distrito Federal, imprensa, dentre outros.

                        A Associação foi criada em 2011 quando alunos que fizeram o vestibular foram surpreendidos com a absurda Resolução nº 01/2010 que impediu que os jovens concluintes do Ensino Médio pudessem antecipar a certificação do grau para se matricularem em curso superior, após a aprovação no vestibular.

                        Diante dessa situação absurda e contrária ao princípio constitucional de acesso a todos os níveis de ensino de acordo com a capacidade intelectual de cada indivíduo, esses estudantes recorreram ao Poder Judiciário e conquistaram o direito de matrícula em curso supletivo,  avaliação e certificação da conclusão do Ensino Médio a tempo de se matricularem na UnB.

                        Não podemos aceitar eternamente que o Conselho de Educação privilegie os interesses das escolas particulares em detrimento do esforço desses estudantes. Por isso a Associação precisa continuar e conta com os novos alunos aprovados e seus pais.

                        Se você é estudante do Ensino Médio ou pai de aluno e prestou ou prestará vestibular para a UnB associe-se! Vamos preparar um abaixo assinado dirigido ao Governador do Distrito Federal e ao Presidente do Conselho de Educação exigindo a alteração da absurda Resolução.

                        Você sabia que agora o Conselho de Educação decidiu que somente alunos superdotados podem concluir antecipadamente o Ensino Médio? Sabia que os alunos do Colégio Militar de Brasília não se submetem as decisões do Conselho e por isso concluem antecipadamente os estudos, sem qualquer problema?

                        Por que os alunos do Colégio Militar podem e os demais não? Por que aceitar os desmandos do Conselho de Educação, representando exclusivamente interesses das escolas particulares?

                        Estudantes de escolas públicas também estão sendo prejudicados e a situação não pode continuar!

                        Nossa assessora jurídica Dra Ana Esperança da Maia Pinheiro já atuou e atua em diversas demandas sobre o assunto e, assim como outros advogados, defende que a Resolução do Conselho é ilegal e inconstitucional, o que tem sido muito bem aceito pelo Poder Judiciário.

                        Mais uma vez seremos obrigados a recorrer ao Poder Judiciário para ver nossos direitos respeitados. Não se intimidem frente às ameaças do Conselho de Educação e dos dirigentes das escolas particulares. Os juízes não se submetem a interesses econômicos dessas instituições e por isso os estudantes tem obtido êxito nas ações judiciais para conseguir concluir imediatamente o Ensino Médio, quando aprovados em vestibular.

                        Os interessados em se associar podem entrar em contato pelo número 8218 5777 ou enviar suas dúvidas para o e-mail: afaunb@gmail.com.

                        Vamos preparar nossa representação coletiva e por isso é tão importante que todos se associem! Envie por e-mail seu pedido de associação que entraremos em contato.

                        Lembramos que para as demandas judiciais os alunos já devem deixar tudo preparado pois o prazo concedido pela UnB é curto e há necessidade de agir tão logo seja disponibilizado o resultado do vestibular.

                        Os documentos necessários são:

1)   Histórico Escolar atualizado;
2)   Cópia do RG e CPF do aluno e dos responsáveis;
3)   Documentos que comprovem a capacidade intelectual do aluno tais como premiações, aprovações em outros certames, declarações da instituição de ensino, etc.
4)   Comprovante de aprovação no vestibular (site do Cespe).

                        Estamos na torcida de que mais uma vez a sensatez e a justiça prevaleçam, possibilitando que esses jovens brilhantes ocupem suas cadeiras na Universidade de Brasília. Em breve teremos uma Assembléia com mais informações! Disponibilizaremos a data no nosso Facebook – AfaUnb e também pelo blog. Fique atento!

                        Vamos juntos conseguir, mais uma vez, garantir o direito desses estudantes e o acesso deles à Universidade.

                        Atenciosamente,

Emery Bandeira

Presidente AFAUNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário